Aumento da cesta básica e da Inflação corroem poder de compra dos empregados em Contabilidade

Com uma nova suba da cesta básica de novembro para R$ 781,52, a segunda mais cara do País, e com uma inflação acumulada de março a novembro de 2022 na ordem de 3,48% (INPC IBGE), os empregados em Contabilidade tem o seu poder de compra reduzido.

Se fossemos reajustar o valor do piso salarial da categoria, que atualmente está em R$ 1.634, nos mesmos percentuais de aumento da cesta básica e da variação do INPC, teríamos que ter pisos salariais de R$ 1.739,12 ou R$ 1,690,82 respectivamente, em dezembro de 2022.

Também é necessário entendermos que nos meses de Julho, agosto e setembro tivemos uma deflação artificial em decorrência da redução de impostos dos combustíveis na ordem de 1,24%. Sem o deflacionamento de 1,24% a inflação acumulada medida pelo INPC do IBGE de março a novembro de 2022 seria de 4,76%.