História do SINDESC RS

O Sindicato dos Empregados em Escritórios e Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul, Sindesc RS, foi fundado em 03 de junho de 1995, na cidade de Pelotas, para representar todos os empregados em escritórios de contabilidade do estado do RS, com exceção dos empregados da cidade de Caxias do Sul que possui um sindicato próprio.

O Sindesc RS, desde a sua fundação, iniciou um trabalho intenso para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos integrantes da categoria profissional.

Já em 1996, quando da celebração da primeira Convenção Coletiva de Trabalho, CCT, fora ampliado o número de cláusulas que beneficiavam os trabalhadores e as trabalhadoras, passando de 48 para 60 cláusulas.

Em 1998, uma grande conquista do sindicato foi o auxílio-creche. Este que deve ser pago aos homens e as mulheres que possuem filhos até seis anos de idade.

Em primeiro de agosto de 1999, em assembléia histórica para os trabalhadores e as trabalhadoras da região metropolitana de Porto Alegre, os empregados em escritórios de contabilidade desta região decidiram pela representação do Sindesc RS.

Antes, a categoria sofria com a presença de uma entidade que dizia representá-la, mas que sequer era reconhecida pelo Ministério do Trabalho, MTE, era chamada SIEEC. Esta entidade, cuja ação era ilegítima e ilegal, teve de afastar-se da representação da categoria na região metropolitana após decisão judicial em 30 de abril de 2001, na qual foram considerados válidos todos os atos praticados pelo Sindesc RS e sua legitimidade para representar a categoria.

Em 04 de dezembro de 2001, no DOU página 101, Seção 01, foi publicado pelo MTE a alteração Estatutária do Sindesc RS incluindo a representação dos empregados em escritórios de contabilidade da região metropolitana, em sintonia com a sentença judicial de meados de 2001. O SIEEC ainda tentou, por diversas vezes, colocar-se como representante da categoria, porém a Justiça não acolheu suas pretensões.

Já em 14 de março de 2002, o MTE expediu certidão certificando o registro da alteração estatutária na qual incluía como base representada as cidades da região metropolitana. Em 26 de julho de 2002 é reconhecido pelo Sindicato Patronal a representação do Sindesc RS para a região Metropolitana de Porto Alegre e é firmado acordo coletivo para beneficiar estes empregados com uma correção nos pisos salariais que, na época, estavam inferiores aos praticados no interior do RS.

Em 16 de dezembro de 2002, foi conquistada pelo Sindesc RS a Convenção Coletiva de Trabalho para todos os empregados do estado, com exceção da Região de Caxias do Sul. Nesta CCT houve significativa ampliação de direitos aos empregados em escritórios de contabilidade, principalmente aqueles da região metropolitana de Porto Alegre.

O Sindesc RS possui sede em Porto Alegre, na Rua dos Andradas, 943, 7º andar, Centro; e representa hoje cerca de 20 mil empregados em escritórios de contabilidade no RS. Participa ativamente das lutas da categoria e dos trabalhadores e trabalhadoras em geral, por uma sociedade mais justa, com mais direitos e bem-estar. É filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB e à Federação dos Trabalhadores do Comércio e Serviços do RS, Fecosul.

Nesses 27 anos, o Sindesc RS vem realizando a sua missão: contabilizar conquistas para os empregados em escritórios de contabilidade do RS.

Faça parte, ajude a fortalecer nosso trabalho por mais conquistas.

MISSÃO

Unir e representar os empregados em escritórios e empresas de serviços contábeis do Rio Grande do Sul para defender e ampliar seus direitos trabalhistas, e oferecer acolhimento, serviços e assistência de qualidade para suas famílias.

VISÃO

Ser referência no RS e no Brasil como sindicato classista renovado, moderno, dinâmico, transparente e conectado nas principais necessidades da categoria e da sociedade.

PROPÓSITO

Contribuir na construção de uma sociedade mais justa, solidária e livre da exploração. Fazer com que o Brasil seja desenvolvido e democrático, com soberania e valorização do trabalho para que tenhamos um futuro mais feliz e próspero para todos e todas.

VALORES

União, Combatividade, Representatividade, Diálogo, Solidariedade, Transparência, Inovação, Sustentabilidade, renovação classista.

Faça parte, ajude a fortalecer nosso trabalho por mais conquistas.