Quanto vale? Assembleia define pauta da campanha de dissídio dos funcionários e funcionárias de escritórios de contabilidade do RS

A campanha salarial/dissídio 2023/24 dos funcionários e funcionárias de escritórios e empresas de contabilidade do RS teve início na noite desta quinta-feira, 09 de fevereiro, com a realização da assembleia geral da categoria que aprovou a pauta de reivindicações, o que dá início ao processo de negociação junto ao setor patronal. Além da apresentação dos dados da pesquisa realizada junto à categoria, também foi feito o sorteio de uma Smart TV de 32″ entre os participantes da consulta que chegou a quase 600 pessoas.

Prioridades

A pauta para a negociação foi aprovada de forma unânime pelos presentes e levou em conta o resultado da consulta à categoria entre os dias 27 de janeiro e 08 de fevereiro. A consulta, realizada em plataforma google forms, foi uma inovação desta campanha salarial e proporcionou uma construção coletiva da pauta que culminou com a assembleia.

Entre as prioridades ficou aprovado solicitar aos empresários:

  • reajuste dos salários com ganho real (INPC + aumento real);
  • aumento e modificação do vale-alimentação;
  • reajuste e revisão do modelo de adicional por tempo de serviço;
  • criação do prêmio assiduidade;
  • implantação do piso por nível de escolarização;
  • reduzir o percentual de desconto do vale-transporte;
  • plano odontológico;
  • modificação no auxílio-funeral
  • implantação de auxílios: para custear a anuidade do CRC, para combustível, para saúde e para frequência de cursos de aprimoramento profissional.

Foi solicitado também que seja agregado a pauta de reivindicações os seguintes prêmios:

  • prêmio de atividades extra-contábeis, prêmio para trabalho em múltiplos setores e prêmio a ser concedido no mês de aniversário do empregado.

Outra necessidade elencada pelos presentes foi a de o setor patronal, representado pelo Sescon, tratar os empregados representados pelo Sindesc como trata os funcionários representados pelo Semapi no que diz respeito ao auxílio-rancho.

Quanto vale?

Na oportunidade, o Sindesc RS lançou a marca da campanha deste ano: “Quanto vale”, que foi apresentada pela diretora Vanessa Oliveira dos Santos. A ideia, segundo ela, é mobilizar os colegas em torno de uma reflexão sobre o quanto é importante o trabalho contábil para a sociedade e a necessidade de valorizar quem realiza esse trabalho. “Estamos falando do valor desse trabalho para a sociedade, assim como sobre o quanto ele vale em relação a remuneração e aos direitos da categoria, que precisa ser valorizada”, disse.

Sorteio

Outro momento importante da assembleia foi o sorteio entre os profissionais da contabilidade que participaram da pesquisa. A feliz ganhadora da Smart TV 32″ foi Aline dos Santos Teixeira, de Santa Vitoria do Palmar.

A campanha salarial/dissídio 2023/24 da categoria passa agora para uma nova fase: o processo de negociações junto aos representantes do setor patronal. Para o presidente do Sindesc RS, Fernando Lemos, a expectativa é que se chegue a um bom resultado e de forma breve já que a data-base dos de quem trabalha em escritório contábil é março.

Lemos destacou ainda que a categoria pode acompanhar o processo de negociações através do site e das redes sociais do Sindesc RS.